Que leitura mais te marcou?

07f48669a41d204d07b303be0ee08393
Reprodução/Internet

Hello people!

Nosso blog está de layout novo , o que acharam?! Curtiram?! Espero que sim.

Já dizia Voltaire: “A leitura engrandece a alma.”

Com essa bela citação pensei uma ideia. Preciso ter uma intimidade maior com meus companheiros seguidores. Que jeito melhor do que saber que livro mais marcou sua vida. Ou melhor, que leitura mais marcou sua existência neste Universo?

Quando digo leitura, incluo a ‘leitura de mundo’, aquela que foge das páginas de um livro, que está cotidianamente presente em nossas vidas.

Abusem do espaço abaixo destinado aos comentários. Conforme a repercussão, faço uma lista e socializo aqui com os demais para que possamos trocar experiências. Combinado!? Não me desamparem!

Quem quiser me acompanhar no snapchat, sigam-me os bons > asoarez

Um segredo: Faço sorteios por lá também! Muito mais prático. (risos)

Bem-vindos sempre!

alexsoares

6 comentários em “Que leitura mais te marcou?

Adicione o seu

  1. Mesmo sendo uma leitura de ensino médio, está é a que mais me marcou até os dias atuais. Refiro-me a leitura do Livro Capitães de areia de Jorge Amado.
    Para Jorge Amado, a Baia de Todos os Santos é o cenário da realidade social brasileira. Lá estão representados todos os problemas de sua época e de hoje, daí o caráter sempre atual e o sucesso internacional de suas obras. Um dos romances mais admirados por seus leitores, Capitães da Areia trata da problemática do menor abandonado e das suas conseqüências: a violência, a criminalidade e a prostituição.

    O livro conta a historia de cerca de quarenta meninos de todos os matizes, entre nove e dezesseis anos, que habitavam as ruínas de um velho trapiche no cais do porto e que para conseguirem sua sobrevivência realizavam assaltos pela cidade de Salvador. Os seus principais personagens são: o Pedro Bala, um menino de quinze anos, loiro, com uma cicatriz no rosto que era o líder do grupo, uma espécie de pai para os garotos, pois ele era mais ativo, sabia planejar os roubos, trazia nos olhos e na voz a autoridade de chefe; o Professor que lê para os garotos que não sabiam; Gato que com seu jeito malandro acaba conquistando uma prostituta, Dalva; Sem-pernas, o garoto coxo que serve de espião se fingindo órfão desamparado (e numa das casas que vai é bem acolhido, mas trai a família, mesmo sem querer fazê-lo); João Grande, o “negro bom” como diz Pedro Bala; Querido-de-Deus, um capoeirista que é só amigo do grupo; e Pirulito, que tem grande fervor religioso.

    Capitães da Areia é um poema em prosa recheado de poesia e temperado com ação, aventura, comédia e drama, este livro foi escrito em 1937, pouco depois da implantação do Estado Novo por Getúlio Vargas.

    A obra vem precedida por uma seqüência de reportagens onde é apresentado aos leitores segundo a visão da sociedade, da polícia e da imprensa, como um grupo de menores abandonados que eram marginalizados, aterrorizavam com seus roubos Salvador.

    Capitães da Areia é sem dúvida um documento valioso para a compreensão de uma época, na Bahia. Percebe-se que a sua elaboração resultou da vivência intensa do autor nas ruas, becos e ladeiras da cidade, onde mostra a desigualdade social e a discriminação entre as raças, numa sociedade que se negava a reconhecer que somente os ricos tinham privilégios.

    A triste conclusão é que continuam a fazer parte da história da pátria, meninos novos dominados e excluídos, apesar de freqüentarem cada vez mais espaços públicos, não tem a oportunidade de ter uma educação de qualidade, uma família ou quaisquer encaminhamentos futuros. Vale a pena à leitura, pois é um livro que relata a realidade que passávamos e que continuamos a passar, atuando assim na nossa consciência social, política e econômica.

    Curtido por 1 pessoa

  2. O livro que me tirou de mim foi A menina que roubava livros, eu estava numa transição de ensino médio para faculdade e no início do meu fascínio pelos livros rs’ mas nunca esqueço dos livros da infância, foram uma semente para a leitora que estou me formando ❤ Abraços, faça mais posts assim rs' e eu te acompanho no SNAP haha

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora